Os rótulos dos vinhos Churchill's Estates apresentavam já um grafismo cuidado (rótulos elegantes e criteriosos, com soluções tipográficas simples mas sérias). Contudo, a sua alteração recente, veio trazer-lhes maior expressão e carácter. Carácter esse que provém do recurso a uma iconografia semântica e plasticamente rica, embora partindo de um modelo tradicional. Os rótulos caracterizam-se por conterem, em dimensão ousada (nomeadamente o Quinta da Gricha), belas imagens a preto — texturas gráficas de penteados de vinhas — que nos revelam uma outra imagem do Douro. Esta visão aérea das quintas, longe do ponto de vista cliché dos socalcos ladeando o rio, alia informação à expressão (da ideia, da textura e da cor). A nova representação não trai o referente nem o seu carácter, antes os reafirma, e ensina-nos que a iconografia do Douro não se esgota nem precisa de perder o seu sentido, na ânsia de se "modernizar".
Para aqueles produtores que não reconhecem a necessidade de mudança na imagem dos seus vinhos (porque ainda não reconhecem o problema); para aqueles que insistem em nada mudar (e que usam argumentos pouco credíveis); ou ainda para aqueles que mudam mas que deixam tudo na mesma, ou pior, (porque seguem estratégias e opiniões de design pouco avalizadas): a nova imagem Churchill's Estates é um exemplo eloquente! E não será necessário deslocarem-se até às Ilhas Britânicas (de onde escrevemos este post) para lhe seguirem a eloquência.

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