sexta-feira, 2 de abril de 2010

Hans Christian Andersen

Comemora-se hoje o 205º aniversário de Hans Christian Andersen, considerado o maior escritor de literatura para crianças. E, por causa dele, assinala-se nesta data o Dia Mundial do Livro Infantil. Ainda que muitos digam que não há literatura para crianças — há apenas literatura — , o que é certo é que o destinatário determina um conjunto de decisões e formalidades que acabam por a caracterizar como género.

Pouca relação encontraremos entre livros para crianças e Hans Christian Andersen e a imagem do vinho em Portugal. A sua inclusão neste blogue poderá até parecer despropositada. A cultura espalha-se cada vez mais, contaminando todas as áreas, revelando-se hoje mais pelo seu carácter horizontal do que vertical. Acontece que a empresa Cortes de Cima em boa hora dedicou ao escritor dinamarquês um vinho seu. Trata-se do Homenagem a Hans Christian Andersen, um monocasta Syrah comercializado a partir das vindimas de 2003, 2004 e 2007. (Não é estranho o facto desta empresa familiar ser de dinamarqueses). Pena que, a exemplo do que acontece com a generalidade dos rótulos Cortes de Cima, a sua imagem não acompanhe a qualidade dos seus vinhos. Sem serem desprestigiantes nem funcionalmente maus, o design e ilustração dos rótulos são demasiado insípidos e sem grande carácter. Refugiando-se em ilustrações pouco interessantes (quer semântica quer de expressão artística), no texto justificado e composto repetidamente no tipo Rotis, pouco neles poderemos valorizar. Design singelo e de baixo custo, quase amador ou caseiro, poderia considerar-se uma virtude se o propósito não fosse "comunicar" vinhos com qualidade, de preço e expansão comercial consideráveis.

Quando o envolvimento no que fazemos se sobrepõe ao propósito e às suas exigências, tende a tolher-nos e a tornar a nossa comunicação uma auto-expressão que poderá interessar muito aos nossos netos mas certamente pouco a quem servimos e menos à cultura em geral. Propomos por isso, hoje, evocar a obra, talento e universalidade do dinamarquês Hans Christian Andersen ao mesmo tempo que fazemos votos para que Cortes de Cima nivele a qualidade do seu design pela qualidade dos seus vinhos.

2 comentários:

  1. Como amadora (aquela que gosta) de Christian Andersen, desde que se interessa pela leitura, deliciosa esta homenagem ao escritor.
    Jovina Santos

    ResponderEliminar
  2. De facto, quem comprar este vinho não será certamente pela atracção do rótulo, nem mesmo apreciando o Hans Christian Andersen. O vinho é e tem que ser realmente bom.
    Jovina Santos

    ResponderEliminar